sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fedor

-Doutor, podemos morrer com fedor?
-Quando morremos nos deterioramos. O malcheiro é consequência disto.
-Não entendeu. Quero saber se podemos morrer ao inspirar muito fedor.
-Ora, que pergunta curiosa, mas creio que isto não seja possível.
-E por que não?
-Nunca ouvi falar de alguém que tenha morrido por excesso de malcheiro.
-Também nunca ouvi falar de alguém que tenha morrido ao ser atingido por um vinil dos beatles que se desprendera dum bagageiro de avião, enquanto trajava uma fantasia de Batman, mas a física diz que tal morte pode acontecer.
-Não tenho certeza se a química ou biologia explica se o fedor em excesso seja mortífero.
-A fumaça doutor.
-Que tem ela?
-Em excesso pode matar.
-Devido a densidade dos gases, que nos asfixiam.
-Os gases em excesso ocasionam mortes certo?
-Correto.
-A fumaça é fedida não é?
-Correto.
-A fumaça contém gases não é?
-Correto...Aonde quer chegar com isso?
-A fumaça é fedida, os gases são fedidos e nos matam. Não será o fedor o assassino?
-A densidade é a assassina.
-Por que as coisas fedem?
-Porque deterioram-se.
-E por que deterioram-se?
-Ora, tudo nesta vida tem um tempo útil. Quando esse tempo acaba não há muito o que se fazer.
-As coisas deterioram-se porque não as zelamos, nós as tratamos descartavelmente.
-Não há o que se fazer, as coisas estragam!
-Mas em meio à essa desventura nós podemos conter o malcheiro. Escute doutor, as coisas fedem porque nós permitimos federem.
-E por que essa cisma com fedor?
-Gostaria de ter certeza se pode ser mortal, para que previna-me da maneira que se deve.
-Prevenir-se?
-Tu sabe que hemorragias, tiros ou queimaduras podem nos matar, e assim previne-se contra tais acontecimentos não é memso?
-De fato, isto é bem verdade.
-Só quero ter certeza que o fedor não me matará, feito à pressão do fundo do mar, caso eu adentre algum ambiente fedorento.
-E por que entraria num local com fedor?
-Às vezes é necessário doutor. Veja bem, dia desses fui à casa dum amigo. ele dizia estar com um problema no ralo, e todo o tempo que fiquei ali achei que fosse morrer com todo aquele cheiro de merda. E de uma coisa tenho certeza, se o fedor não nos mata, ao menos nos deixa insanos, ainda que temporariamente. Com todo aquele cheiro, meu amigo percebeu meu desconforto, e a todo tempo dizia-me explicações sobre o ralo. Eu estava fora de mim, e tudo que via era sua boca se mexer. E se mexer. Até que explodi!
-O que quer dizer com 'explodir'?
-O fedor realmente nos torna instáveis doutor. Arrependo-me do que disse, e a maneira como disse. Mas o fato é que ao ver a boca dele se mexendo, dando-me explicações esfarrapadas, não me dei conta e o interrompi perguntando: "De onde vem o cheiro?" E ele respondeu-me "do ralo ali, eu to com um probleminha com..." Eu mal o deixei terminar, e o questionei: "E o que tem no ralo?" E claro que com certa vergonha não me respondeu. Tornei a dizer:"O ralo está entupido de merda, e essa merda vem de você!". Não preciso dizer que isto foi constrangedor. Porém, pensando desta forma, as coisas fedem porque permitimos, e acho que permitimos porque no fundo a gente sabe que somos nós é que provocamos o fedor.
-Estou fedido meu caro?
-As pessoas fedem doutor. Não é o fedor que empregna nas pessoas, é o perfume que se esvai. Tomamos banho para remediarmos nosso malcheiro. Nos perfumamos para nos enganarmos.
-Nos perfumamos porque odiamos o fedor.
-Nós odiamos porque o fedor nos incomoda. E de certo doutor, tudo que nos incomoda, ao menos as que interferem em nosso organismo, em excesso causam morte.
-Tudo que nos incomoda e interfere no organismo? Mesmo?
-Os choques, por exemplo. Queimaduras, hemorragias, perfurações ou paradas respiratórias, em excesso são mortais. Por que não o fedor?! Ele certamente desvia nossa mente. Pessoas nos incomodam, pessoas fedem e pessoas matam. A morte fede, fede à cinzas.
-Pessoas desequilibradas matam.
-Mães matam agressores de crianças por autodefesa. que tal estas doutor? São desequilibradas?
-Não, estas não são. Mas certas, elas não estão.
E quem há de julgar isso senão Deus? Muito embora este não seja nosso foco, pessoam matam. Pessoas que fedem e fazem fedor ao matar e morrer.
-Me pergunto se outros discutiriam tanto este assunto.
-Temo por estes desavisados, que trabalham em indústrias químicas, manipuladores duma matéria que fede. Se letal, essas pessoas morrem um pouco a cada dia com tal fedor.
-Em que trabalha?
-Veja o senhor quanta irônia. Eu vendo máscaras descartáveis!
-Daí esta obssessão por fedor?
-Não doutor, simplesmente quero saber porque não morremos por fedor, se ele nos incomoda tanto.
-Talvez sejamos capazes de morrer com fedor.
-Você acha que podemos morrer com fedor?
-Dia desses não, mas hoje acho muito provável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário